Plataforma Moodle • Professor

Plataforma MOODLE 

O Moodle é um Sistema de Gestão de Aprendizagem (do inglês Learning Management System) de código aberto (Open Source), isso permite que, além das ferramentas nativas, também sejam integrados plugins de aplicações externos para desenvolvimento de novas aplicações e ações diretamente na plataforma. O Moodle foi criado em 2001 e é a plataforma majoritariamente adotada nas universidades brasileiras e em várias instituições internacionais. Possui uma comunidade de quase 200 mil usuários no mundo e é utilizada em 241 países, formando uma forte comunidade global de suporte aos usuários.

 

Plataforma Moodle IPÊ

Ambiente Virtual de Aprendizagem e/ou plataforma oficial da UFG. 

Na UFG, o moodle também é a plataforma utilizada para a oferta de cursos e das atividades acadêmicas a distância. Desde 2007, quando o Centro Integrado de Aprendizagem em Rede (CIAR) da UFG foi criado, acompanhamos o crescimento do interesse por parte da comunidade acadêmica em conhecer e logo utilizar a plataforma. Sua implementação ocorreu após um crescimento na oferta de novos cursos do programa Universidade Aberta Brasil (UAB), ademais com a ampliação da oferta de cursos de outra natureza, incluindo extensão, especialização e a oferta de disciplinas a distância em cursos presenciais da UFG. A proposta pedagógica da plataforma Moodle IPÊ oferece distintas perspectivas de interação e mediação entre os sujeitos envolvidos no processo de ensino e aprendizagem, oportunizadas por uma série de atividades e recursos de comunicação predispostos neste ambiente virtual.  

O acesso à plataforma Moodle IPÊ está dividido em: 

  • ENSINO: destinado às atividades de ensino básico,  graduação e pós-graduação.
  • PESQUISA E EXTENSÃO: destinado às atividades de pesquisa e extensão.

 

Recomendação de Segurança:

Para abrir uma webconferência no Moodle, dê preferencia ao Big Blue Button (BBB), pois dessa forma só entra na chamada quem já está cadastrado na sala da disciplina.

 

Perguntas Frequentes

1. Como abrir uma sala no Moodle IPÊ?
Acesse o portal https://ead.ufg.br. No final da página, clique no item “Solicitações”, preencha o formulário e anexe os documentos necessários. A equipe pedagógica do CIAR enviará e-mail acusando o recebimento da solicitação. Quando necessário, também solicitará dados complementares para abertura de sala. Assim que a sala estiver pronta para edição, a equipe pedagógica enviará e-mail confirmando a abertura da sala e orientando o modo de acesso e cadastramento dos participantes do curso/disciplina.
2.Quais são os documentos necessários?
Atualmente, enquanto o calendário acadêmico segue suspenso: para disciplinas da graduação: certidão de ata do Conselho Diretor da unidade; para disciplinas/atividades da Pós-Graduação: certidão/declaração do Colegiado do Curso de Pós-graduação; para ações de Extensão e Pesquisa: Projeto ou Plano de Trabalho da atividade remota cadastrado.
3. Qual é o prazo para abertura da sala?
O prazo para abertura da sala, a depender das demandas, é, em média, de até 5 dias úteis a contar da data de envio da documentação exigida.
4. Para utilizar uma sala do Moodle IPÊ para uma disciplina, também será necessário apresentar o projeto e toda documentação?
Atualmente, enquanto o calendário acadêmico segue suspenso, a documentação a ser apresentada é aquela exigida no momento da solicitação de abertura da sala. Havendo novas orientações, em particular para a retomada das atividades acadêmicas de 2020/1, novas orientações serão elaboradas.
5. Depois da abertura de sala, quais são os procedimentos?
A equipe de apoio técnico do Moodle IPÊ enviará um e-mail confirmando a abertura da sala e orientando o modo de acesso e de cadastramento dos participantes do curso/disciplina.
6. Como é realizado o cadastro dos alunos?
No caso de salas no Moodle ENSINO, o coordenador(a) ou professor(a) da disciplina são os responsáveis pelo cadastro dos estudantes na sala. Para isso, a equipe de apoio técnico do moodle, ao finalizar a abertura da sala solicitada, encaminhará, via e-mail institucional, orientação específica acerca dos procedimentos para realização dos cadastros dos participantes no curso/disciplina. No moodle PESQUISA e EXTENSÃO o cadastro dos participantes será realizado pela equipe de apoio técnico do Moodle Ipê/CIAR e será enviado, via e-mail institucional, uma planilha ao coordenador(a) ou professor(a) responsável, para inserção dos dados dos participantes e devolução à equipe de apoio técnico do Moodle IPÊ.
7. Estudantes sem vínculo com a UFG podem acessar uma sala no Moodle IPÊ?
Alunos especiais de pós-graduação cursando apenas uma disciplina e/ou alunos de projetos/extensão podem, sim, ser cadastrados pela equipe técnica do Moodle IPÊ. De forma análoga, professores e colaboradores externos à UFG também podem ser vinculados a salas na plataforma.
8. A equipe do CIAR é responsável pela estruturação da sala no Moodle IPÊ?
Os responsáveis pela estruturação da uma sala virtual aberta no Moodle IPÊ são os professores/coordenadores que solicitaram a abertura da mesma. Para tanto, a equipe CIAR oferece, permanentemente, suporte e acompanhamento necessários, tais como: módulos de formação pedagógica e técnica no Moodle IPÊ (equipe pedagógica do CIAR); auxílio na produção de materiais e vídeos (equipe de publicação); realização de webconferências pelo sistema MConf da RNP e suporte técnico em casos excepcionais (equipe tecnológica).
9. Há algum suporte para o processo de edição da sala no Moodle IPÊ?
Os módulos de formação moodle são os principais elementos norteadores e de apoio aos interessados na utilização dessa plataforma, porém durante a estruturação/edição de sala, a equipe de apoio técnico, quando necessário, pode auxiliar no esclarecimento de dúvidas surgidas nesse processo.
10. O CIAR oferece suporte frequente durante o período de utilização da sala no Moodle IPÊ?
Há uma equipe de assistentes de ambiente virtual do Moodle IPÊ destinada ao atendimento de demandas, mas em um formato geral. Não há, portanto, um suporte técnico específico voltado para atender cada curso/disciplina ancorado na plataforma. O atendimento de suporte é realizado conforme as condições e demandas, obedecendo a ordem de envio/recebimento da demanda para/pela a equipe.

 

Suporte:

  1. Para acessar a sala de um curso ou disciplina, acesse https://ead.ufg.br/ e escolha entre Ensino ou Pesquisa e Extensão e entre no ambiente utilizando o login único da UFG;
  2. Suporte humano diretamente com a equipe CIAR via mensagens na plataforma, telefone e e-mail.
  3. Formações para professores, tutores e estudantes com recursos como manuais de usuário e vídeos das ferramentas.
  4. Comunidade Moodle (nacional e internacional) acessível via fóruns de usuários, grupo Moodle Moot Brasil (Telegram), canal do Moodle no Youtube e via parceiros Moodle no Brasil e no exterior.