Capacitação para Estudantes

Cursos, módulos e ações de formação para estudantes da UFG no período de ensino remoto emergencial

1. Módulos de Formação para Educação Remota - CIAR/UFG
  2. Capacitação sobre ferramentas do GSuite - LabTIME/UFG
  3. Programa Integrado de Formação: Diálogos sobre ensino e aprendizagem remota emergencial
  4. Curso autoinstrucional sobre ferramentas do GSuite - UFRN

CIAR/UFG oferece Módulos de Formação para Educação Remota

imagem com fundo branco mostra texto com fonte negra sobre fundo amarelo, onde lê-se: Módulos de Formação Educação Remota CIAR UFG Inscrições Abertas.

O CIAR/UFG recebe, a partir do dia 15 de maio, inscrições de servidores técnicos, docentes e estudantes da UFG para os Módulos de Formação em Educação Remota. Os cursos foram concebidos pela equipe pedagógica do órgão e as formações são oferecidas semanalmente em turmas de até 50 participantes, totalizando, inicialmente, 200 vagas semanais. As vagas serão preenchidas obedecendo a ordem cronológica de solicitação e observando a existência de vagas nas turmas disponibilizadas.

As formações estão disponíveis em três módulos, oferecendo diferentes níveis de profundidade e conteúdo de acordo com a experiência e conhecimento dos inscritos (confira ao final da notícia). Após as instruções de formação, a equipe permanecerá à disposição dos inscritos para dúvidas e atendimentos relativos ao uso das ferramentas apresentadas. As inscrições estão vinculadas ao e-mail institucional da UFG.

Para dúvidas ou mais informações, os interessados devem escrever para o endereço pedagogico.ciar@ufg.br ou entrar em contato com a equipe do CIAR pelo número (62) 3521-1848.

Módulo I - Educação Remota: conhecendo o Moodle Ipê

Público-alvo: Comunidade universitária em geral (servidores técnicos, docentes, estudantes)

Carga horária: Total de 10 horas, distribuídas em 2 horas de webinar e 8 horas a distância

Conteúdo: Noções básicas de acesso à plataforma Moodle Ipê; compreensão da arquitetura técnica e pedagógica da plataforma

Período: Terças-feiras, no período matutino (das 9h Às 11h) e vespertino (das 14h às 16h)

Inscrições: Realize sua inscrição aqui (precisa estar logado com e-mail institucional da UFG)

LABTIME oferece capacitação sobre ferramentas do GSuite

O Laboratório de Tecnologia da Informação e Mídias Educacionais da UFG (LabTIME/UFG) está oferecendo uma capacitação aberta e gratuita para espaços virtuais de aprendizagem com o GSuite. O curso não requer inscrição nem qualquer tipo de cadastro.

Acesse a capacitação em GSuite do LabTIME/UFG.

labtime-fixed

Série de lives para estudantes da UFG integra programa de formação

O terceiro módulo do Programa Integrado de Formação tem como foco os estudantes da UFG. A série de lives transmitidas no canal oficial da UFG no YouTube trata de diversos temas ligados à retomada das aulas da universidade no dia 31 de agosto, em regime de ensino remoto emergencial.

De acordo com a Profa. Janice Lopes (PROGRAD e CIAR/UFG), a escolha dos assuntos abordados "teve como preocupação tratar de temáticas que estão diretamente ligadas à retomada das atividades por parte dos estudantes e elucidar dúvidas mais frequentes, tal qual fizemos nos módulos I e II com os professores", explica.

As transmissões oferecem certificado, que pode ser obtido preenchendo o formulário disponibilizado em cada live, no espaço de chat do YouTube. Não é preciso realizar inscrição previamente para participar.

Confira logo abaixo a programação completa das lives e a lista de transmissões já realizadas.

Lives Realizadas

Assistência Estudantil e Ensino Remoto Emergencial: diálogos com a PRAE - 24/08, às 9h

PRI-programa

UFRN oferece curso gratuito e autoinstrucional sobre ferramentas do GSuite

Formação online recebe inscrições de estudantes de todo o país até 31 de julho

banner-ufrn

Com informações da SEDIS/UFRN

A Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) está oferecendo um curso online e gratuito sobre as principais ferramentas do GSuite para estudantes. O pacote, acessível para alunos da UFG, inclui ferramentas como o Google Meet, Google Docs, Google Drive e Google Classroom.

A formação é autoinstrucional e recebe inscrições de todo o país até 31 de julho pelo SIGAA. Os módulos da formação também serão disponiblizados no Ambiente Virtual de Aprendizagem da PROEX/UFRN, o AVAProex.