E-mail Institucional • Professor

Recomenda-se o uso do e-mail institucional para a realização das atividades remotas. Todos da comunidade acadêmica que possuem login único podem solicitar a criação do email. A conta é ilimitada e dá acesso gratuito a todas as ferramentas da plataforma G Suite, ao Moodle Ipê, à Turma Virtual do SIGAA e também ao serviços de Webconferências da RNP. Basta seguir as orientações do tutorial.

Como criar seu login único

1. Acessse o Portal UFGNet.

2. Após, selecione a opção Criar Login Único, conforme imagem a seguir:

Tela de login do UFGNet

3. Na tela seguinte Passo 1, será necessário informar o seu número de CPF. Depois, basta preencher a verificação de segurança (conforme letras apresentadas na imagem), e clicar em Avançar.

Tela do processo de criação de login único

4. No Passo 2 da tela, o sistema fará a validação do seu CPF. Caso esteja correto, será exibida a tela conforme imagem a seguir informando que uma mensagem com orientações foi enviada para o(s) e-mail(s) cadastrados em seu CPF no Portal UFGNet.

Tela do processo de criação de login único

5. Nesse momento, você deverá acessar a caixa de entrada do seu e-mail. Lá você encontrará uma mensagem semelhante a apresentada abaixo:

Tela do processo de criação de login único

Basta clicar no link apresentado a frente da palavra Acesse, conforme mostrado na imagem anterior.

6. Ao clicar no link, você será redirecionado para o Passo 3 da tela de criação do login único. Nessa tela serão apresentadas algumas sugestões disponíveis para login que gerados automaticamente com base em seu nome completo . Basta escolher uma das opções e clicar em Avançar. Lembramos que o login único é usado também como e-mail institucional .

Tela do processo de criação de login único

7. Após selecionar o login desejado, você deverá informar uma senha de acesso. Essa deverá conter letra maiúscula, números e caracteres especiais, tendo um mínimo de 8 caracteres.

Com a senha definida, você deverá aceitar os termos de criação e uso do login único e, em seguida, clicar em  Avançar.
  8. Se tudo foi feito corretamente, você verá uma tela informando que o login único foi criado com sucesso.

Tela do processo de criação de login único

9. Ao clicar em Acessar o Portal UFGNet, você verá a tela padrão de acesso e autenticação aos sistemas da UFG, disponíveis no Portal UFGNet. Basta acessar utilizando o login único criado e a senha definida anteriormente, e então clicar no botão Entrar:

Tela do processo de criação de login único

10. Você estará dentro do Portal UFGNet , onde poderá acessar os demais sistemas disponíveis na Universidade.

Tela do processo de criação de Login Único

Já logado no Portal UFGNet temos uma mensagem de alerta na aba superior você deverá clicar na caixa de alerta. No qual será apresentado suas Pendências. Na mensagem de pendências você deve clicar em Clique aqui para criar conforme mostramos na imagem abaixo destacada.

Tela do processo de criação de Login Único
  11. Após clicar em Clique aqui para criar será direcionado para a criação do seu e-mail institucional da UFG, veja imagem abaixo com os seguintes passos.

Tela do processo de criação de Login Único

12. Após ter clicado em Avançar será direcionado para o passo 2, no qual irá mostrar como será seu novo e-mail institucional. Leia atentamente as informações informada na tela, no qual irá mostrar o seu login único vinculado como a instituição UFG conforme mostramos abaixo:

Tela do processo de criação de Login Único

13. Após Avançar será apresentado na tela o passo 3, no qual será necessário digitar novamente a sua senha do Portal UFGNet para confirmar a criação do email institucional.

Tela do processo de criação de Login Único

14. Ao Avançar será retornado na tela uma mensagem que seu e-mail institucional foi solicitado.

Tela do processo de criação de Login Único

15. Parabéns, você criou seu email institucional com sucesso. Para acessar seu email basta acessar a página de e-mail da UFG e logar com seu login único.