
Live discute Ensino Remoto Emergencial na UFG
Transmissão apresentou ações e esclareceu dúvidas sobre retomada do calendário acadêmico
Imagem: Canal oficial da UFG no YouTube
Texto: Raniê Solarevisky de Jesus
A UFG realizou na última terça (18) em seu canal oficial no YouTube a live Diálogos sobre Ensino e Aprendizagem Remota Emergencial. A transmissão esclareceu dúvidas e perguntas frequentes sobre a retomada do calendário acadêmico da UFG.
A diretora de ensino da Pró-Reitoria de Graduação da UFG (PROGRAD/UFG), Moema Gomes Moraes, fez uma revisão das ações de formação e planejamento que têm sido realizadas por diversas Pró-Reitorias, unidades, órgãos e secretarias da UFG para o retorno às aulas, com destaque para o Grupo de Trabalho de Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação, que esteve à frente da proposição de diversos documentos e regulações para as atividades remotas da UFG nesse período. Boa parte dessa documentação está reunida no ebook Diretrizes didático-pedagógicas para organização do Ensino Remoto na UFG.
Para a coordenadora da equipe pedagógica do Centro Integrado de Aprendizagem em Rede da UFG (CIAR/UFG) e membro da PROGRAD, Profa. Janice Lopes, é preciso reestruturar as práticas de ensino e estudo nesse momento: “[o ebook] tenta trazer elementos que auxiliem os professores a repensar as suas disciplinas, os seu planejamentos, uma vez que essas disciplinas já haviam sido pensadas, inclusive já haviam iniciado em março, só que numa perspectiva presencial, e precisam agora ser revisitadas e revistas. Revistas porque a gente não tem mais a presença, a ideia de presença agora incorpora outros significados”, explicou.
“Desde maio nós temos ações de formação na UFG, tanto do CIAR, quanto do GT de Graduação e Educação Básica, que desenvolveu lives formativas junto com o programa IDEA. Mas intensificamos agora com o Programa Integrado de Formação, uma série de lives formativas que contribuem com essa perspectiva de apropriação dos recursos tecnológicos por parte dos professores”, recordou a Profa. Moema. As docentes responderam a dúvidas do público presente e também ofereceram esclarecimentos sobre a distinção entre conceitos como educação a distância e ensino remoto.
Futuro
“Espero que a gente saia dessa pandemia, dessa experiência excepcional cheia de desafios e consiga agregar alguma coisa”, projetou a Prof. Janice. “Que a gente consiga rever algumas coisas que estão sendo feitas e quem sabe articular, para que tenhamos de maneira mais enfática e em maior grau dentro dos cursos de graduação o que a gente chama de uma perspectiva híbrida. Esse é uma possibilidade que já temos garantida inclusive na legislação, que antes era 20% e numa portaria no final de 2019 ampliou para até 40% atividades realizadas numa perspectiva a distância no contexto de cursos que são originalmente presenciais”, esclarece.
A professora disse ainda que o CIAR e a PROGRAD já discutem há algum tempo uma documentação que estabeleceria procedimentos para uso desse modelo híbrido na UFG.
“Eu acredito na mudança. É da natureza humana buscar novas possibilidades. Estamos em uma situação de grandes desafios em todos os níveis, em todos os setores, e percebemos que algumas relações vão se modificar. É assim que estamos começando as formações: rever a sua prática, rever a sua proposta. Esse movimento de você avaliar o seu trabalho docente tem um alcance muito significativo na nossa vida profissional, com ou sem tecnologia. Vamos vendo que algumas tecnologias funcionam bem e outras, nem tanto. Então precisamos dessa formação instrucional é para isso: para o professor ter autonomia de pensar nesses recursos e suas potencialidades, se é adequado ao contexto, à faixa etária dos estudantes”, opina a Profa. Moema Gomes.
Confira a transmissão na íntegra logo abaixo, com mediação do Prof. André Freiria-Oliveira:
Fonte: CIAR/UFG
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