Dicas Professor

Para um diálogo mais amigável e eficiente na Internet em seu trabalho, seguem algumas dicas.

 

Textos em geral

  • Inicie com cumprimentos: Bom dia! Olá! Como está?;
  • termine com cumprimentos: Obrigada! Até logo. Aguardo retorno. Cordialmente. Estou a disposição para esclarecimentos. Se tiver dúvidas, entre em contato;
  • seja objetivo e conciso;
  • pontue suas frases;
  • utilize espaços entre os parágrafos para tornar a leitura mais agradável;
  • utilize caixa baixa, com somente as iniciais em maiúsculas;
  • para destacar algo no texto, opte por utilizar sublinhados ou negrito;
  • utilize itálico em palavras estrangeiras;
  • reformule frases se tiver dúvida na grafia ou na concordância;
  • escreva por extenso: não, também, porque, você, obrigada, entre outras expressões;
  • evite usar abreviações e termos nascidos na Internet;
  • releia seu texto antes de enviar para conferir a grafia, pontuação, concordância, se o texto está compreensível e no tom que você gostaria de dar à conversa;
  • responda rápido.

 

Fóruns

  • seja sempre respeitoso;
  • escute com atenção;
  • indique qual mensagem você está comentando;
  • críticas devem ser feitas de forma construtiva;
  • procure responder todas as questões direcionadas a você;
  • dê a mesma atenção a cada mensagem que responder;
  • evite agressividade e sarcasmo;
  • critique ideias e não pessoas;
  • utilize mensagens privadas para questões que possam gerar constrangimento;
  • evite textos com formatação justificada — eles prejudicam a leitura online;
  • use cores frias e tamanhos de letras padrão da plataforma para evitar incômodo visual;
  • esclareça quando seu silêncio for motivado por problema técnico ou problema pessoal;
  • seja paciente e compreensivo com o silêncio alheio;
  • o uso de gírias e emoticons traz aproximação, mas devem ser usados com cuidado, sem abusos;
  • mantenha o foco no conteúdo.

 

Webconferência

  • escolha um ambiente iluminado e o mais silencioso possível;
  • posicione a câmera de forma a ter uma imagem neutra ao fundo, que não provoque dispersão em quem assiste;
  • teste os equipamentos e atualize softwares com antecedência;
  • coloque o celular no silencioso, avise as pessoas para não entrarem no ambiente e mantenha animais em outro ambiente;
  • mantenha o microfone desligado, quando não estiver falando;
  • olhe para a câmera por mais tempo quando estiver falando;
  • olhe com frequência para as pessoas para demonstrar interesse e atenção;
  • para evitar desviar os olhos por muito tempo da câmera, deixe o microfone próximo à ela;
  • seja objetivo e respeitoso ao se expressar;
  • prefira anotar observações do que digitar, se seu microfone estiver aberto;
  • não se alimente durante a reunião;
  • utilize roupas adequadas a uma reunião presencial;
  • o ideal é permanecer no ambiente remoto durante toda a reunião;
  • se precisar sair da sala, avise. Se houver muitos participantes, avise um colega; com poucas pessoas, avise a todos;
  • ao final, confira se a transmissão terminou para evitar gafes.

 

E-mails

  • o campo “Assunto” deve apresentar de forma clara e concisa o tema que será tratado na mensagem. Textos muito curtos ou muito extensos devem ser evitados;
  • o campo “Para” é para indicar o(s) destinatário(s) principal(ais);
  • o campo “C.C. – com cópia” é utilizado para enviar cópia a alguém que não é o destinatário principal, mas que se deseja que fique informado sobre o conteúdo da mensagem. Todos os destinatários serão vistos por quem receber a mensagem.
  • os e-mails colocados no campo “C.O. – cópia oculta” não serão vistos pelos demais destinatários. É a forma de envio indicada para evitar que os e-mails sejam publicizados e gerem spam. Porém, após o envio, o remetente não consegue mais visualizar os destinatários e conferir para quem enviou.

Fonte: Secom/UFG; GT Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação - Subgrupo Tecnologias/UFG