Dicas
Para um diálogo mais amigável e eficiente na Internet em seus estudos, seguem algumas dicas.
Textos em geral
- Inicie com cumprimentos: Bom dia! Olá! Como está?;
- termine com cumprimentos: Obrigada! Até logo. Aguardo retorno. Cordialmente. Estou a disposição para esclarecimentos. Se tiver dúvidas, entre em contato;
- seja objetivo e conciso;
- pontue suas frases;
- utilize espaços entre os parágrafos para tornar a leitura mais agradável;
- utilize caixa baixa, com somente as iniciais em maiúsculas;
- para destacar algo no texto, opte por utilizar sublinhados ou negrito;
- utilize itálico em palavras estrangeiras;
- reformule frases se tiver dúvida na grafia ou na concordância;
- escreva por extenso: não, também, porque, você, obrigada, entre outras expressões;
- evite usar abreviações e termos nascidos na Internet;
- releia seu texto antes de enviar para conferir a grafia, pontuação, concordância, se o texto está compreensível e no tom que você gostaria de dar à conversa;
- responda rápido.
Fóruns
- seja sempre respeitoso;
- escute com atenção;
- indique qual mensagem você está comentando;
- críticas devem ser feitas de forma construtiva;
- procure responder todas as questões direcionadas a você;
- dê a mesma atenção a cada mensagem que responder;
- evite agressividade e sarcasmo;
- critique ideias e não pessoas;
- utilize mensagens privadas para questões que possam gerar constrangimento;
- evite textos com formatação justificada — eles prejudicam a leitura online;
- use cores frias e tamanhos de letras padrão da plataforma para evitar incômodo visual;
- esclareça quando seu silêncio for motivado por problema técnico ou problema pessoal;
- seja paciente e compreensivo com o silêncio alheio;
- o uso de gírias e emoticons traz aproximação, mas devem ser usados com cuidado, sem abusos;
- mantenha o foco no conteúdo.
Webconferência
- escolha um ambiente iluminado e o mais silencioso possível;
- posicione a câmera de forma a ter uma imagem neutra ao fundo, que não provoque dispersão em quem assiste;
- teste os equipamentos e atualize softwares com antecedência;
- coloque o celular no silencioso, avise as pessoas para não entrarem no ambiente e mantenha animais em outro ambiente;
- mantenha o microfone desligado, quando não estiver falando;
- olhe para a câmera por mais tempo quando estiver falando;
- olhe com frequência para as pessoas para demonstrar interesse e atenção;
- para evitar desviar os olhos por muito tempo da câmera, deixe o microfone próximo à ela;
- seja objetivo e respeitoso ao se expressar;
- prefira anotar observações do que digitar, se seu microfone estiver aberto;
- não se alimente durante a reunião;
- utilize roupas adequadas a uma reunião presencial;
- o ideal é permanecer no ambiente remoto durante toda a reunião;
- se precisar sair da sala, avise. Se houver muitos participantes, avise um colega; com poucas pessoas, avise a todos;
- ao final, confira se a transmissão terminou para evitar gafes.
E-mails
- o campo “Assunto” deve apresentar de forma clara e concisa o tema que será tratado na mensagem. Textos muito curtos ou muito extensos devem ser evitados;
- o campo “Para” é para indicar o(s) destinatário(s) principal(ais);
- o campo “C.C. – com cópia” é utilizado para enviar cópia a alguém que não é o destinatário principal, mas que se deseja que fique informado sobre o conteúdo da mensagem. Todos os destinatários serão vistos por quem receber a mensagem.
- os e-mails colocados no campo “C.O. – cópia oculta” não serão vistos pelos demais destinatários. É a forma de envio indicada para evitar que os e-mails sejam publicizados e gerem spam. Porém, após o envio, o remetente não consegue mais visualizar os destinatários e conferir para quem enviou.
Fonte: Secom/UFG; GT Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação - Subgrupo Tecnologias/UFG