Ferramentas

Plataformas de Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs) disponíveis na UFG

E-mail Institucional

Plataforma do G Suite

Plataforma do SIGAA - Turma Virtual (para Graduação)

Plataforma Moodle

Plataforma de Webconferência - WebConf - RNP

 

 

 

 

E-mail institucional

Recomenda-se o uso do e-mail institucional para a realização das atividades remotas. Todos da comunidade acadêmica que possuem login único podem solicitar a criação do email. A conta é ilimitada e dá acesso gratuito a todas as ferramentas da plataforma G Suite. Basta seguir as orientações do tutorial.

Tutorial para Criação de Login Único

 

 

 

Plataforma do G Suite

(Fonte: Google)

Com o G Suite for Education, os professores podem criar oportunidades de aprendizagem, simplificar as tarefas administrativas e desafiar os alunos a pensar de forma crítica, tudo isso sem interromper os fluxos de trabalho em andamento. As ferramentas do G Suite for Education por si só já são eficientes, mas funcionam ainda melhor em conjunto.

 

Disponibilidade:

Todos da comunidade universitária que possuem Login Único da UFG têm acesso ao G Suite e todas as suas ferramentas.

 

Algumas Ferramentas:

Gmail

Use o Gmail para trocar e-mails seguros com suas turmas.

Treinamento e ajuda do Gmail

 

Drive

Armazene e organize tarefas, documentos ou ementas de cursos com segurança e tenha acesso a tudo de qualquer dispositivo.

Treinamento e ajuda do Google Drive

 

Agenda

Compartilhe agendas ou crie uma junto com os membros da sua turma ou instituição para não perder as programações.

Treinamento e ajuda do Google Agenda

 

Documentos, Planilhas e Apresentações

Colabore, compartilhe feedback e trabalhe junto com seus alunos em tempo real em documentos, planilhas e apresentações.

Treinamento e ajuda do Documentos Google

Treinamento e ajuda do Planilhas Google

Treinamento e ajuda do Apresentações Google

 

Formulários

Crie formulários, testes e pesquisas para coletar e analisar respostas com a ajuda do aprendizado de máquina.

Treinamento e ajuda do Formulários Google

 

Google Sala de Aula

Crie tarefas, comunique-se com os alunos e envie feedback para todos de um só lugar. Torne o ensino mais produtivo, colaborativo e relevante. O Google trabalhou com vários professores para criar o Sala de Aula: uma ferramenta simples e fácil de usar que ajuda os professores a gerenciar atividades. Com ele, os professores podem criar turmas, distribuir tarefas, dar notas, enviar feedbacks e ver tudo em um único lugar.

Treinamento e ajuda do Google Sala de Aula

 

Jamboard

Desenhe e colabore em uma tela interativa com o Jamboard, o smartboard baseado em nuvem do Google, no computador, smartphone ou tablet.

Treinamento e ajuda do JamBoard

 

Google Meet

Conecte-se aos alunos virtualmente usando vídeo chamadas e mensagens seguras para que o aprendizado continue fora da escola. O professor poderá utilizar o recurso de gravação do Meet para gravar uma aula offline compartilhando sua imagem ou sua tela, disponibilizando o arquivo de vídeo pelas plataformas Google Sala de Aula ou Moodle.

Treinamento e ajuda do Google Meet

 

Grupos

Crie e participe dos fóruns da turma para incentivar a comunicação e a conversa.

Treinamento e ajuda do Grupos do Google

 

Suporte:

Centro de Aprendizagem do G Suite

Guia do usuário do G Suite para acessibilidade

Treinamento e ajuda do Google Voice

 

 

 

Plataforma do SIGAA - Turma Virtual (para Graduação)

A Turma Virtual é uma ferramenta do SIGAA disponível aos docentes e discentes da UFG, por meio dos Portais. A Turma Virtual permite o intercâmbio online de informações entre estudantes e docente(s) de uma turma.

 

Disponibilidade:

A plataforma está disponível para todos os alunos regularmente matriculados na UFG.

 

Suporte:

Treinamento e ajuda da Turma Virtual da Prograd

 

 

 

Plataforma Moodle

O Moodle é uma plataforma de código aberto (Open Source) de aprendizado projetada para fornecer aos educadores e alunos um sistema robusto, seguro e integrado para criar ambientes de aprendizado personalizados. Possui uma interface simples, com melhorias contínuas de usabilidade e acessibilidade, sendo atualizado constantemente para ser aprimorada em sintonia com a experiência e necessidades dos usuários. Fornece um conjunto de ferramentas bastante flexíveis para apoiar cursos/disciplinas com ou sem tutoria.

 

Disponibilidade

Estabelecida em consonância com recursos institucionais, tais como: hardware para armazenamento, conexão de internet etc. Os cursos podem ser baixados no celular do estudante para estudo offline, com a possibilidade de que os dados sejam sincronizados posteriormente com a plataforma para envio ao professor. Possui integração multimídia, aplicativo para dispositivos móveis e flexibilidade de desenvolvimento para implementação de novas funcionalidades. Possui a função de verificação, em tempo real, se o estudante encontra-se “online”. Acesso ao curso como visitante, disposição de temas, escolha de formato de curso/disciplinas; guias de navegação, atualização de versões constantes, personalização da área de trabalho do curso de acordo com as necessidades são alguns destaques de diferencial do moodle.

 

Algumas Ferramentas

Tarefa

O módulo de tarefa permite a atribuição do professor para comunicar tarefas, recolher o trabalho e fornecer notas e comentários. Os estudantes poderão apresentar qualquer conteúdo digital (arquivos), como documentos de texto, planilhas, imagens, áudios e vídeos clipes.

 

Wiki

O módulo permite aos participantes adicionar e editar uma coleção de páginas da web. Uma página da wiki pode ser colaborativa, com todos podendo editá-la; ou individual, onde cada um terá seu próprio wiki (com edição restrita).

 

Questionário

A atividade permite criar e configurar questionários com questões de vários tipos, incluindo de múltipla escolha, verdadeiro ou falso, correspondência, resposta curta, entre outras. O professor pode permitir que o questionário tenha múltiplas tentativas, com questões embaralhadas ou selecionadas aleatoriamente de uma categoria do banco de questões.

 

Fórum

O módulo de “atividade fórum” permite que estudantes e professores tenham discussões assíncronas, ou seja, discussões que acontecerão durante um longo período de tempo. Existem vários tipos de fóruns no Moodle para atender variadas demandas.

 

Base de dados

O módulo de “atividades da base de dados” permite que o professor e/ou os estudantes construam, exibam e pesquisem em um banco de entradas de registros sobre qualquer tópico concebível. O formato e a estrutura destas entradas é bastante diversificado, incluindo imagens, arquivos, URLs, números e texto, entre outras coisas.

 

Chat

O módulo de “atividade chat” permite que os participantes possam conversar em tempo real. A conversa pode ser uma atividade de uma só vez ou pode ser repetida na mesma hora todos os dias ou todas as semanas. Sessões de chat são salvas e podem ser disponibilizadas para que todos possam visualizar ou restritas a usuários com a devida permissão concedida.

 

Coleção de mídia

O módulo de “coleção de mídia” é usado para criação de galerias de conteúdo de mídia. Os usuários poderão criar suas próprias galerias de imagens, vídeo ou áudio individualmente ou em grupos.

 

Diário

O “Diário” é adequado para tarefas simples, curtas e online, nas quais os alunos podem refinar suas entradas ao longo do tempo com base nos comentários do professor, sendo aceito apenas entradas de texto simples.

 

GeoGebra

O “GeoGebra” é um software matemático dinâmico, gratuito e multiplataforma para todos os níveis de ensino que reúne geometria, álgebra, tabelas, gráficos, estatísticas e cálculo em um pacote de fácil usabilidade.

 

Glossário

O módulo de “atividade glossário” permite que os membros do fórum criem e mantenham uma lista de termos e suas definições, como um dicionário. Um professor pode permitir que arquivos sejam anexados aos termos do glossário.

 

Laboratório de Avaliação

O módulo de atividade “Laboratório de Avaliação” permite a coleta, revisão e avaliação por pares do trabalho dos estudantes. Os estudantes podem enviar qualquer conteúdo digital (arquivos), como documentos de texto ou planilhas e também digitar um texto diretamente em um campo utilizando o editor de texto.

 

Lição

Uma “lição” publica o conteúdo em um modo interessante e flexível. Ela consiste em um certo número de páginas. Cada página, normalmente, termina com uma questão e uma série de possíveis respostas. Dependendo da resposta escolhida pelo estudante, ou ele passa para a próxima página ou é levado de volta para uma página anterior.

 

Podcast

O módulo de atividade de “podcast” permite que os participantes criem um podcast e publiquem episódios por meio de arquivos de vídeo e áudio.

 

H5P

H5P é uma abreviação de pacote HTML5. Ele permite que os professores criem conteúdos, tais como vídeos interativos, questionários e apresentações. As atividades existentes do H5P (criadas, por exemplo, em h5p.org ou h5p.com) podem ser incorporadas ao Moodle, vinculando o URL ou enviando o arquivo.

 

Arquivo

O módulo de “arquivo” permite que um professor forneça um arquivo como um recurso do curso. Sempre que possível, o arquivo será exibido na interface do curso, caso contrário, os estudantes serão levados a fazer o download.

 

Galeria de Imagens

O módulo de recurso de “galeria de imagens” permite que os estudantes visualizem uma galeria de imagens. O professor será capaz de criar, editar e excluir galerias.

 

Livro

O módulo “livro” permite que professores criem um recurso com diversas páginas em formato de livro, com capítulos e subcapítulos.

 

Página

O módulo de página permite que um professor crie um recurso de página da web utilizando o editor de texto. Uma página pode exibir texto, imagens, som, vídeo, links da web e código incorporado, como mapas do Google.

 

Pôster

O módulo “pôster” permite ao professor fazer uma página de blocos (como o bloco HTML, comentários, calendário ou bloco de feed RSS), arrastando e soltando-os para o local preferido.

 

Rótulo

Um “rótulo” permite que texto e imagens possam ser inseridos no meio dos links de atividades na página do curso. Rótulos são muito versáteis e podem ajudar a melhorar a aparência de um curso, quando utilizados adequadamente.

 

URL

O “módulo de URL” permite que o professor forneça um link de web como um recurso do curso. Qualquer coisa que esteja livremente disponível online, como documentos ou imagens, pode ser vinculada.

 

Editor de texto

O “editor de texto” possui ferramentas avançadas para formatação de textos com diversos padrões e linguagens, inclusive com inserção de áudio e vídeo.

 

Suporte:

  1. Suporte humano diretamente com a equipe CIAR via mensagens na plataforma, telefone e email.
  2. Formações para professores, técnicos, tutores e estudantes realizadas semanalmente e apoio pós-formação por meio de manuais de usuário e das ferramentas disponíveis na plataforma.
  3. Comunidade Moodle (nacional e internacional) acessível via fóruns de usuários, grupo Moodle Moot Brasil (Telegram), canal do Moodle no Youtube e via parceiros Moodle no Brasil e no exterior.

 

 

 

 

Plataforma de Webconferência - WebConf - RNP

(Fonte: RNP)

O conferência web é um serviço de comunicação e colaboração da RNP que promove encontros virtuais entre dois ou mais participantes. O serviço possibilita que, mesmo distantes geograficamente, os participantes compartilhem áudio, vídeo, texto, imagens, quadro branco e a tela de seus computadores.

 

Disponibilidade:

Todos da comunidade universitária que possuem Login Único da UFG têm acesso a uma sala de webconferência.

 

Suporte:

Tutorial da RNP para utilização da ferramenta

Tutorial para acessar a Sala de Webconferências CIAR/UFG

Manual de Uso

 

 

Fonte: RNP; Google; GT Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação - Subgrupo Tecnologias / UFG; CIAR/UFG