Ferramentas
Plataformas de Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs) disponíveis na UFG
Plataforma do SIGAA - Turma Virtual (para Graduação)
Plataforma de Webconferência - WebConf - RNP
E-mail institucional
Recomenda-se o uso do e-mail institucional para a realização das atividades remotas. Todos da comunidade acadêmica que possuem login único podem solicitar a criação do email. A conta é ilimitada e dá acesso gratuito a todas as ferramentas da plataforma G Suite. Basta seguir as orientações do tutorial.
Tutorial para Criação de Login Único
Plataforma do G Suite
(Fonte: Google)
Com o G Suite for Education, os professores podem criar oportunidades de aprendizagem, simplificar as tarefas administrativas e desafiar os alunos a pensar de forma crítica, tudo isso sem interromper os fluxos de trabalho em andamento. As ferramentas do G Suite for Education por si só já são eficientes, mas funcionam ainda melhor em conjunto.
Disponibilidade:
Todos da comunidade universitária que possuem Login Único da UFG têm acesso ao G Suite e todas as suas ferramentas.
Algumas Ferramentas:
Gmail
Use o Gmail para trocar e-mails seguros com suas turmas.
Drive
Armazene e organize tarefas, documentos ou ementas de cursos com segurança e tenha acesso a tudo de qualquer dispositivo.
Treinamento e ajuda do Google Drive
Agenda
Compartilhe agendas ou crie uma junto com os membros da sua turma ou instituição para não perder as programações.
Treinamento e ajuda do Google Agenda
Documentos, Planilhas e Apresentações
Colabore, compartilhe feedback e trabalhe junto com seus alunos em tempo real em documentos, planilhas e apresentações.
Treinamento e ajuda do Documentos Google
Treinamento e ajuda do Planilhas Google
Treinamento e ajuda do Apresentações Google
Formulários
Crie formulários, testes e pesquisas para coletar e analisar respostas com a ajuda do aprendizado de máquina.
Treinamento e ajuda do Formulários Google
Google Sala de Aula
Crie tarefas, comunique-se com os alunos e envie feedback para todos de um só lugar. Torne o ensino mais produtivo, colaborativo e relevante. O Google trabalhou com vários professores para criar o Sala de Aula: uma ferramenta simples e fácil de usar que ajuda os professores a gerenciar atividades. Com ele, os professores podem criar turmas, distribuir tarefas, dar notas, enviar feedbacks e ver tudo em um único lugar.
Treinamento e ajuda do Google Sala de Aula
Jamboard
Desenhe e colabore em uma tela interativa com o Jamboard, o smartboard baseado em nuvem do Google, no computador, smartphone ou tablet.
Treinamento e ajuda do JamBoard
Google Meet
Conecte-se aos alunos virtualmente usando vídeo chamadas e mensagens seguras para que o aprendizado continue fora da escola. O professor poderá utilizar o recurso de gravação do Meet para gravar uma aula offline compartilhando sua imagem ou sua tela, disponibilizando o arquivo de vídeo pelas plataformas Google Sala de Aula ou Moodle.
Treinamento e ajuda do Google Meet
Grupos
Crie e participe dos fóruns da turma para incentivar a comunicação e a conversa.
Treinamento e ajuda do Grupos do Google
Suporte:
Centro de Aprendizagem do G Suite
Guia do usuário do G Suite para acessibilidade
Treinamento e ajuda do Google Voice
Plataforma do SIGAA - Turma Virtual (para Graduação)
A Turma Virtual é uma ferramenta do SIGAA disponível aos docentes e discentes da UFG, por meio dos Portais. A Turma Virtual permite o intercâmbio online de informações entre estudantes e docente(s) de uma turma.
Disponibilidade:
A plataforma está disponível para todos os alunos regularmente matriculados na UFG.
Suporte:
Treinamento e ajuda da Turma Virtual da Prograd
Plataforma Moodle
O Moodle é uma plataforma de código aberto (Open Source) de aprendizado projetada para fornecer aos educadores e alunos um sistema robusto, seguro e integrado para criar ambientes de aprendizado personalizados. Possui uma interface simples, com melhorias contínuas de usabilidade e acessibilidade, sendo atualizado constantemente para ser aprimorada em sintonia com a experiência e necessidades dos usuários. Fornece um conjunto de ferramentas bastante flexíveis para apoiar cursos/disciplinas com ou sem tutoria.
Disponibilidade
Estabelecida em consonância com recursos institucionais, tais como: hardware para armazenamento, conexão de internet etc. Os cursos podem ser baixados no celular do estudante para estudo offline, com a possibilidade de que os dados sejam sincronizados posteriormente com a plataforma para envio ao professor. Possui integração multimídia, aplicativo para dispositivos móveis e flexibilidade de desenvolvimento para implementação de novas funcionalidades. Possui a função de verificação, em tempo real, se o estudante encontra-se “online”. Acesso ao curso como visitante, disposição de temas, escolha de formato de curso/disciplinas; guias de navegação, atualização de versões constantes, personalização da área de trabalho do curso de acordo com as necessidades são alguns destaques de diferencial do moodle.
Algumas Ferramentas
Tarefa
O módulo de tarefa permite a atribuição do professor para comunicar tarefas, recolher o trabalho e fornecer notas e comentários. Os estudantes poderão apresentar qualquer conteúdo digital (arquivos), como documentos de texto, planilhas, imagens, áudios e vídeos clipes.
Wiki
O módulo permite aos participantes adicionar e editar uma coleção de páginas da web. Uma página da wiki pode ser colaborativa, com todos podendo editá-la; ou individual, onde cada um terá seu próprio wiki (com edição restrita).
Questionário
A atividade permite criar e configurar questionários com questões de vários tipos, incluindo de múltipla escolha, verdadeiro ou falso, correspondência, resposta curta, entre outras. O professor pode permitir que o questionário tenha múltiplas tentativas, com questões embaralhadas ou selecionadas aleatoriamente de uma categoria do banco de questões.
Fórum
O módulo de “atividade fórum” permite que estudantes e professores tenham discussões assíncronas, ou seja, discussões que acontecerão durante um longo período de tempo. Existem vários tipos de fóruns no Moodle para atender variadas demandas.
Base de dados
O módulo de “atividades da base de dados” permite que o professor e/ou os estudantes construam, exibam e pesquisem em um banco de entradas de registros sobre qualquer tópico concebível. O formato e a estrutura destas entradas é bastante diversificado, incluindo imagens, arquivos, URLs, números e texto, entre outras coisas.
Chat
O módulo de “atividade chat” permite que os participantes possam conversar em tempo real. A conversa pode ser uma atividade de uma só vez ou pode ser repetida na mesma hora todos os dias ou todas as semanas. Sessões de chat são salvas e podem ser disponibilizadas para que todos possam visualizar ou restritas a usuários com a devida permissão concedida.
Coleção de mídia
O módulo de “coleção de mídia” é usado para criação de galerias de conteúdo de mídia. Os usuários poderão criar suas próprias galerias de imagens, vídeo ou áudio individualmente ou em grupos.
Diário
O “Diário” é adequado para tarefas simples, curtas e online, nas quais os alunos podem refinar suas entradas ao longo do tempo com base nos comentários do professor, sendo aceito apenas entradas de texto simples.
GeoGebra
O “GeoGebra” é um software matemático dinâmico, gratuito e multiplataforma para todos os níveis de ensino que reúne geometria, álgebra, tabelas, gráficos, estatísticas e cálculo em um pacote de fácil usabilidade.
Glossário
O módulo de “atividade glossário” permite que os membros do fórum criem e mantenham uma lista de termos e suas definições, como um dicionário. Um professor pode permitir que arquivos sejam anexados aos termos do glossário.
Laboratório de Avaliação
O módulo de atividade “Laboratório de Avaliação” permite a coleta, revisão e avaliação por pares do trabalho dos estudantes. Os estudantes podem enviar qualquer conteúdo digital (arquivos), como documentos de texto ou planilhas e também digitar um texto diretamente em um campo utilizando o editor de texto.
Lição
Uma “lição” publica o conteúdo em um modo interessante e flexível. Ela consiste em um certo número de páginas. Cada página, normalmente, termina com uma questão e uma série de possíveis respostas. Dependendo da resposta escolhida pelo estudante, ou ele passa para a próxima página ou é levado de volta para uma página anterior.
Podcast
O módulo de atividade de “podcast” permite que os participantes criem um podcast e publiquem episódios por meio de arquivos de vídeo e áudio.
H5P
H5P é uma abreviação de pacote HTML5. Ele permite que os professores criem conteúdos, tais como vídeos interativos, questionários e apresentações. As atividades existentes do H5P (criadas, por exemplo, em h5p.org ou h5p.com) podem ser incorporadas ao Moodle, vinculando o URL ou enviando o arquivo.
Arquivo
O módulo de “arquivo” permite que um professor forneça um arquivo como um recurso do curso. Sempre que possível, o arquivo será exibido na interface do curso, caso contrário, os estudantes serão levados a fazer o download.
Galeria de Imagens
O módulo de recurso de “galeria de imagens” permite que os estudantes visualizem uma galeria de imagens. O professor será capaz de criar, editar e excluir galerias.
Livro
O módulo “livro” permite que professores criem um recurso com diversas páginas em formato de livro, com capítulos e subcapítulos.
Página
O módulo de página permite que um professor crie um recurso de página da web utilizando o editor de texto. Uma página pode exibir texto, imagens, som, vídeo, links da web e código incorporado, como mapas do Google.
Pôster
O módulo “pôster” permite ao professor fazer uma página de blocos (como o bloco HTML, comentários, calendário ou bloco de feed RSS), arrastando e soltando-os para o local preferido.
Rótulo
Um “rótulo” permite que texto e imagens possam ser inseridos no meio dos links de atividades na página do curso. Rótulos são muito versáteis e podem ajudar a melhorar a aparência de um curso, quando utilizados adequadamente.
URL
O “módulo de URL” permite que o professor forneça um link de web como um recurso do curso. Qualquer coisa que esteja livremente disponível online, como documentos ou imagens, pode ser vinculada.
Editor de texto
O “editor de texto” possui ferramentas avançadas para formatação de textos com diversos padrões e linguagens, inclusive com inserção de áudio e vídeo.
Suporte:
- Suporte humano diretamente com a equipe CIAR via mensagens na plataforma, telefone e email.
- Formações para professores, técnicos, tutores e estudantes realizadas semanalmente e apoio pós-formação por meio de manuais de usuário e das ferramentas disponíveis na plataforma.
- Comunidade Moodle (nacional e internacional) acessível via fóruns de usuários, grupo Moodle Moot Brasil (Telegram), canal do Moodle no Youtube e via parceiros Moodle no Brasil e no exterior.
Plataforma de Webconferência - WebConf - RNP
(Fonte: RNP)
O conferência web é um serviço de comunicação e colaboração da RNP que promove encontros virtuais entre dois ou mais participantes. O serviço possibilita que, mesmo distantes geograficamente, os participantes compartilhem áudio, vídeo, texto, imagens, quadro branco e a tela de seus computadores.
Disponibilidade:
Todos da comunidade universitária que possuem Login Único da UFG têm acesso a uma sala de webconferência.
Suporte:
Tutorial da RNP para utilização da ferramenta
Tutorial para acessar a Sala de Webconferências CIAR/UFG
Fonte: RNP; Google; GT Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação - Subgrupo Tecnologias / UFG; CIAR/UFG